INTRODUCÃO AO ANTIGO TESTAMENTO
A BIBLIA É UM LIVRO COMPOSTO DE LIVROS. SÃO 66, DIVIDIDOS EM DOIS TESTAMENTOS, OU ALIANÇAS. OS NOMES ANTIGOS TESTAMENTO E NOVO TESTAMENTO, EMBORA NÃO FOSSEM USADOS COM FREGUENCIA ATÉ O FIM DO SEGUNDO SÉCULO, ENFATIZAM AS DUAS GRANDES ALIANÇAS FEITAS POR DEUS COM SEU POVO: A ALIANÇA MOSAICA (ÊX 24:8; 2 RS 23:2) E A NOVA ALIANÇA (MT 26:28).
O ANTIGO TESTAMENTO REGISTRA PRINCIPALMENTE O ENVOLVIMENTO DE DEUS COM A NAÇÃO DE ISRAEL, COM BASE NA ALIANÇA QUE FIZERA COM OS ISRAELITAS POR MEIO DE MOISES NO MONTE SINAI. PARTES ANTERIORES DO ANTIGO TESTAMENTO RELATAM A CRIAÇÃO DO HOMEM, O DILÚVIO, O CHAMADO DE ABRAÃO E A FORMAÇÃO DE ISRAEL COMO NAÇÃO POR MEIO DA DESCENDÊNCIA DE ISAQUE E JACÓ.DEPOIS DO RELATO DA INSTITUIÇÃO DA ALIANÇA MOSAICA, O ANTIGO TESTAMENTO REGISTRA A HISTORIA DA RELAÇÃO ENTRE DEUS E ISRAEL; A PREGRINAÇÃO NO DESERTO; A CONQUISTA PARCIAL DA TERRA DE CANAÃ; A VIDA DO POVO SOB AUTORIDADE DE JUIZES E REIS, INCLUINDO A DIVISÃO DAS TRIBOS ENTRE OS REINOS DO NORTE E DO SUL; AS MUITAS ADVERTÊNCIAS PROFETICAS DO CATIVEIROS E O RETORNO DE JUDÁ Á PALESTINA.
AO LONGO DE TODO ANTIGO TESTAMENTO ESTENDE-SE UMA LINHA DE PROFECIAS COM RESPEITO A UM SALVADOR-LIBERTADOR QUE HAVERIA DE VIR, O MESSIAS, E Á INSTITUIÇÃO DE UMA NOVA ALIANÇA. O CUMPRIMENTO DESSAS PROFECIAS E A HISTÓRIA DO NOVO TESTAMENTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário