Perfil

APARECIDA DE GOIANIA, GOIAS, Brazil
Você só existe porque Deus deseja que você exista. Você foi feito por Deus e para Deus, e, enquanto não compreender isso, a vida jamais terá sentido. É somente em Deus que descobrimos nossa origem, nossa identidade, o que significamos, nosso propósito, nossa importância e nosso destino. Todos os outros caminhos levam a um beco sem saída

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Hugo realiza primeira captação de órgãos



A Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado (CNCDO/GO) realizou nesta madrugada a primeira captação de órgãos no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Os rins de um paciente do sexo masculino foram captados por uma equipe multiprofissional. Os órgãos serão implantados ainda hoje em duas pessoas que estão internadas no Hospital Santa Genoveva.

O coordenador da Central, Luciano Leão, diz que a determinação dos gestores foi fundamental para que a captação fosse realizada. “Com o apoio dos gestores e empenho da equipe do Hugo, que é credenciada pelo Ministério da Saúde, realizamos com sucesso o procedimento”, ressalta. Ele salienta que o objetivo é continuar fazendo as captações no Hospital de Urgências e em outras unidades de saúde da capital.

A grande vantagem da captação dos órgãos no Hugo, segundo Luciano Leão, é que a maioria dos pacientes graves está lá. “Muitas vezes, no momento de transferir o paciente para fazer a captação em outro local o coração parava e perdíamos a doação. Agora a operacionalização fica mais fácil e também os resultados”, explica. A captação de órgãos, como a que ocorreu no Hugo, envolve uma equipe de aproximadamente 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos. “É necessário todo o envolvimento da equipe, que vai desde a abordagem à família até o momento em que é feita a cirurgia”.

CampanhaLuciano Leão lembra que diversas atividades, como palestras em escolas e universidades, distribuição de material educativo, serão desenvolvidas pela Central de Transplantes durante todo o mês para conscientizar a população sobre a necessidade de aumentar as doações de órgãos, por conta do Dia Internacional de Doação de Órgãos, comemorado no dia 27.

No primeiro semestre deste ano foram realizados 368 transplantes em Goiás, o que sinaliza um provável aumento de cirurgias desta natureza em 2011. Em 2010 foram 530 durante todo o ano. O transplante de córnea aparece no topo da lista, com 289 casos, seguido pelo de rins (59) e medula óssea (20).

Mais informações: (62) 3201-3816

Fonte: http://www.noticias.goias.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário